Série "Lugares do Mundo" - Ayers Rock ("Uluru") - Austrália

A Austrália é um fascinante e continental país, no qual conhecemos alguns símbolos característicos, como os cangurus, os coalas, os aborígenes e também algumas referências musicais ao longo do tempo, como as bandas Hoodoo Gurus, Gang Gajang e Man At Work. 

Também, geograficamente falando, a Grande Barreira de Corais representa um marco mundialmente conhecido, a qual renderá um episódio totalmente dedicado a ela. Mas agora falaremos de outro monumento de igual visibilidade, chamado Ayers Rock, um enorme monólito situado ao norte da região central da Austrália. 

Para começar, impressiona por sua grandiosidade. Apresenta 318m de altura e 8km de circunferência, estendendo-se também a uma profundidade de solo de cerca de 2,5km. 


Outro aspecto interessante diz respeito à coloração que assume, dependendo do horário do dia, desde o tom ocre, migrando ao laranja e posteriormente ao vermelho intenso. Ademais, o nome aborígene da rocha (Uluru), significa grande rocha e é considerado um lugar sagrado por uma tribo que ali habita há cerca de 10.000 anos, os Anangu.


Rituais e pinturas ainda são desenvolvidos na grande pedra, localizada mais precisamente na cidade de . Os aborígenes afirmam que o seu surgimento deveu-se ao fato de que os seres ancestrais materializaram seus respectivos sonhos na forma de sua construção e ainda praticam rituais ali, porém não permitem que se fotografe. 


Abaixo um vídeo contendo um time-lapse, reproduzindo as diferentes colorações de Uluru assumidas durante o dia...


Até a próxima postagem, pessoal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária - "Alma Tênue" (Alexandre Mattos) - Editora Essencial

Resenha Literária - "Na Rua" (Maurílio de Sousa) - Editora Essencial

Resenha Cinematográfica - "Guerra Civil" (Civil War) - 2024