Aula Magna de Design Digital (texto extraído do site da Unibero)

AULA MAGNA DE DESIGN DIGITAL

VISÃO DOCENTE

No dia 6 de março de 2008, nas dependências do Auditório Mozart, três professores do curso de Design Digital apresentaram uma Aula Magna, Design e TCC – novos campos de aplicação do Design Digital, com o intuito de atualizar os alunos sobre as possibilidades de exploração do design e as tendências no mercado de trabalho.

Objetivando a interdisciplinaridade, a Aula Magna foi dividida em três blocos: primeiramente, o professor Maurício Goulart abordou questões relativas ao cenário nacional, às influências provocadas pela globalização, à produção e ao nível de consumo no mercado interno. O professor Maurício falou sobre a necessidade de um pensamento estratégico que resulte na geração de maior valor agregado aos produtos / serviços e demonstrou como essa contingência afeta o mercado de trabalho. Finalizando sua parte, o Professor Maurício apresentou os temas do TCC / 2008, gerando uma conexão entre as exigências do mercado e a necessidade de formação de mão-de-obra especializada para atender à demanda das empresas no campo do Design Digital.

No segundo bloco da Aula Magna, a professora Rejane Dutra expôs um brilhante enfoque sobre o futuro da Internet, ressaltando a evolução dessa importantíssima ferramenta do designer na era digital. A professora dissecou didaticamente quais são os novos passos da Internet e alertou o público sobre uma exigência inadiável para os profissionais do ramo digital: a constante e ininterrupta atualização tecnológica. Não será mais possível uma manipulação leiga e amadora da Internet, o profissional não poderá fechar os olhos aos procedimentos, às convergências e às interações que já povoam esse fantástico universo virtual. Em outro momento, a professora Rejane explicou diversos elementos da Internet e, mais uma vez, exaltou a necessidade de se criar projetos a partir do conhecimento e do uso das novas tecnologias.

No terceiro bloco da Aula Magna, o professor Fabiano Salomão direcionou a atenção do público para análise da estrutura e do funcionamento de uma agência de design. Mostrou as características dos trabalhos desenvolvidos e a importância de aproximar o TCC da realidade do mercado. Sua exposição, baseada na experiência profissional adquirida na realização de inúmeros trabalhos no campo do design, também alertou os presentes quanto à necessidade de o aluno buscar ao longo do curso uma especialização, pois as agências e os escritórios de design cobram dos candidatos esse tipo de qualificação no momento da seleção dos seus futuros colaboradores. Sabemos que uma agência possui diferentes áreas de atuação (criação, mídia, TI, atendimento etc.), dessa forma, o ideal é o aluno conhecer todas as possibilidades dessa estrutura, mas, ao mesmo tempo, buscar o aperfeiçoamento em uma atividade com a qual se identifica mais.

A Aula Magna transmitiu diversas informações interessantes aos alunos e concretizou uma convergência de pensamentos entre os três professores participantes, algo que comprova que a interdisciplinaridade representa a melhor opção para se atingir um conhecimento mais abrangente sobre a importância da formação e o papel que deverá desempenhar o futuro designer. Os temas propostos para o TCC em 2008 foram refletidos a partir das reuniões do Núcleo de Estudos em Design (fundado no final de 2007) e exibidos na Aula Magna de forma a proporcionar aos alunos – aqueles que se encontram no estágio inicial de desenvolvimento do TCC - opções atreladas à realidade econômica do país e aos anseios sociais e culturais do nosso povo. Temos certeza de que a Aula Magna contribuiu muito para aprofundar o debate sobre a realização do TCC e, fundamentalmente, abriu um caminho seguro pelo qual o futuro profissional poderá trilhar o seu desenvolvimento pessoal e a sua inserção no mercado de trabalho.
No seu último livro, “Cinco Mentes Para o Futuro”, Howard Gardner aponta a urgência de se criar no profissional do século XXI cinco formas complementares de raciocínio: a mente disciplinada, sintetizadora, criadora, respeitosa e ética. Com certeza, iniciativas como a Aula Magna colaboram com a formação holística pregada por Gardner, demonstrando que é possível unir a visão do mercado e os valores humanísticos, que é possível associar sonho profissional ao empenho acadêmico. A Aula Magna objetivou essa integração de mentes e marcou um novo capítulo nas atividades universitárias, ou seja, a iniciativa de construirmos, juntos, uma nova identidade para o curso de Design Digital. Parabéns aos alunos e professores que participaram desse importante evento!

Autor: PROF. MAURÍCIO GOULART, do curso de Design Digital da Anhanguera/UniberoRevisão: PROFª ALESSANDRA FERREIRA IGNEZ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária - "Na Rua" (Maurílio de Sousa) - Editora Essencial

Levando Sempre Comigo Em Todo Campo Que Vou... - Marketing de Oportunidade Bugrino?

Resenha Cinematográfica - "Guerra Civil" (Civil War) - 2024