Levando Sempre Comigo Em Todo Campo Que Vou... - Marketing de Oportunidade Bugrino?

O título da postagem representa uma paráfrase ao hino de um clube de futebol de tradição do Brasil, que é o Guarani Futebol Clube, de Campinas, cidade do interior de São Paulo, distante cerca de 100 quilômetros da capital paulista. O nome do clube inspira-se no maestro Carlos Gomes, autor da ópera "O Guarani. Rivaliza na cidade com a Associação Atlética Ponte Preta, sendo esta partida (Guarani x Ponte Preta) considerada o maior clássico de futebol do interior do Brasil. 


Na realidade refere-se ao início da letra, cujos dizeres são: "eu levo, sempre comigo, em todo campo que eu vou, a bandeira do verde e branco, símbolo do torcedor."

"Sorte é estar pronto quando a oportunidade vem" (Oprah Winfrey). Pois bem, um fato bastante interessante e até mesmo inusitado pode ser considerado como uma sorte, uma boa ventura ao clube: uma cantora de K-Pop, sul-coreana, chamada Gaeul, durante uma passagem por São Paulo, usou uma camisa do Guarani, inspirada em uma equipe dos anos 1990. Este elenco do Bugre (esta é uma alcunha associada à equipe), excursionou no Japão em 1996, e realizou jogos contra Kashima Antlers (perdido por 3 x 1) e Verdy Kawasaki (ganho por 2 x 1). 

Não se tem 100% de certeza se o gatilho para que a cantora usasse esta camiseta foram os jogos desta excursão, mas o fato é que, analisando todo este contexto, o departamento de marketing do clube, aproveitando o mote, desenvolverá uma linha de roupas direcionadas para os fãs de K-Pop, que deverá estar disponível no mercado a partir do mês de junho. 

Outra cantora pop, mas japonesa, chamada Rio, de um grupo chamado Niziu, também aderiu à moda, contribuindo com a disseminação da marca. Alguns modelos encontrados na internet foram customizados, com pequenas alterações e sendo comercializadas online. 


Neste sentido, podemos afirmar que esta história representa um ótimo exemplo do chamado "marketing de oportunidade". Pois esta modalidade tem como principal premissa a formulação de uma ideia baseada em um acontecimento marcante, inusitado e de grande repercussão, a qual sirva para promover a marca, o conceito, o histórico de uma empresa e/ou instituição e derivado disso, auferir um retorno financeiro significativo pela venda de produtos, cuja linha basear-se-á neste fato. 

O Guarani é conhecido nacionalmente pois sempre transita na divisão principal dos campeonatos paulista e brasileiro e é também marcante por ser o único campeão brasileiro do interior (foi campeão em 1978) até hoje. 

Com isso, quer expandir seu "recall" ao redor do mundo e a ajuda asiática, juntamente com o futuro lançamento da linha de camisas, certamente contribuirá para este acontecimento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária - "Na Rua" (Maurílio de Sousa) - Editora Essencial

São Paulo - 470 Anos - Vastidão Econômica e Cultural x Desigualdades Sociais