Grandes Fotógrafos - Daniela Edburg


DROP DEAD GORGEOUS - Por Daniela Edburg

"Death_by_Cotton_Candy"

Preparei a resenha abaixo, como forma de análise subjetiva à apresentação da série de fotos de Daniela Edburg, chamada "Drop Dead Gorgeous", que fundamentalmente trata sobre a conseqüencia do consumo desenfreado, dentro de nossa sociedade, que ao mesmo tempo impõe padrões de beleza obrigatórios.

"Acredito que há vários pontos de vista aplicáveis neste ensaio, referentes à dois temas bastante recorrentes em nossa vida: o controle desenfreado de nossa dieta e a morte.

Não vejo elementos extremamente chocantes nas fotos, pois o ensaio não mostra ou evidencia a conseqüência anterior ao falecimento em si, que seria tão esperado: corpos desfigurados, tomados pela gordura excessiva, pelo tecido adiposo, pelos lipídios, etc. Do contrário, pela composição e distribuição dos elementos, até mesmo obtém-se plasticidade em algumas fotos, como a que mostra o algodão doce como elemento principal (Death_by_Cotton_Candy). Aos olhos de um primeiro observador, ele diria que trata-se de uma cena bucólica, até porque o rosto da modelo não está em primeiro plano e daria ênfase não à “perseguição” sugerida pelo dito gênero alimentício àqueles que querem evitá-lo (os homens), mas sim à beleza do céu transformado em rosa.

"Death_by_Oreo"

Ao mesmo tempo, já passa para uma observação mórbida e de catarse, sob o aspecto da conseqüência imediata do consumo além do possível, principalmente pela foto “Death_by_Oreo” (o nosso famoso “Negresco”, seria?). Além disso, pela predominância dos tons pastel, bem como da cor negra, esta é a que mais fideliza a função dos dois temas centrais, dentro do conjunto de fotos que procurei pesquisar. A gula desenfreada, cuja metáfora é a multiplicação dos biscoitos pelo cenário, além do traje preto da modelo, de maneira a antever uma morte de causas coronarianas (muito comum no mundo moderno), foi muito bem exposta neste caso.

Porém, o mais curioso foi justamente o fato de nenhuma modelo ter o biotipo característico e esperado, referente a quem, por seu consumo exagerado de gêneros alimentícios pouco saudáveis, sofreu as conseqüências. Talvez seria mais impactante se isso ocorresse, ao menos em uma das fotos, pois teríamos uma “linha do tempo” lógica neste caso: iniciando-se com a mulher em seu estado normal e esperado pela sociedade de hoje (magra, cheia de curvas, alta e rosto bonito), terminando com a desfiguração (gorda, com celulites e demais imperfeições).

Mas, plasticamente falando, principalmente nas fotos que contém o “Lifesavers”, que nos remete ao Renascimento, e até mesmo na “Death_by_Shampoo”, que faz analogia à morte e o glamour. Também à linguagem cinematográfica, como afirmou em entrevista à revista online “The Morning News, com a foto “Death_by_Bananas”, fazendo alusão ao filme “Os Pássaros”, de Alfred Hitchcock.

Esta análise foi feita a partir da aula de fotografia de 12/08/08, que apresentou alguns fotógrafos famosos e imprescindíveis à história desta arte, como Richard Avedon, Daniele Edburg, Cartier-Bresson, entre outros, pois a ênfase na aula foi puramente interpretativa.

Quanto à entrevista que tomei como base para citar a correspondência entre as fotos e linguagem cinematográfica, poderá ser acessada em:

http://www.themorningnews.org/archives/galleries/drop_dead_gorgeous/01ddg.php."

Até a próxima postagem, pessoal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária - "Na Rua" (Maurílio de Sousa) - Editora Essencial

Levando Sempre Comigo Em Todo Campo Que Vou... - Marketing de Oportunidade Bugrino?

Resenha Cinematográfica - "Guerra Civil" (Civil War) - 2024