Estudo - Modelagem de um Banquinho (3D Max)

Bom dia, pessoal!

Estudar 3D Max para mim virou uma espécie de terapia, além de ser uma disciplina obrigatória no 5º período de Design Digital. Sendo assim, com base em outro tutorial, retomei um trabalho que havia feito há muitos anos: a modelagem de um banquinho triangular.

Não cumpri todas as etapas do tutorial, que preza a respeito da composição de um cenário completo, incluindo outros elementos. Isso porque pretendo tentar fazer novamente e sozinho, todas as etapas, para uma memorização melhor. Em comparação com os modificadores e formas que trabalhamos até agora na faculdade, ele extrapolou bastante, porque trabalhou com dois deles, até então desconhecidos: Taper e Twist.

O Taper, basicamente, serve para dar um aspecto afunilado ao pé do banquinho. Por outro lado, o Twist, serve para produzir um efeito de torneamento no pé, como temos nos pilares em estilo jônico, dórico, etc...

O tutorial passa-nos alguns parâmetros, de acordo com o modificador e a forma escolhida. Outra coisa muito legal a respeito dele, é saber que, copiando objetos (no "Clone Options"), pelo instance, qualquer modificação no objeto original é replicada para as suas cópias, dispensando a necessidade de alteração em cada uma delas.

Vamos treinar?

Acessem a seguinte página:



Eu cumpri o tutorial até o passo 30, porém acresci um elemento, devido o fato das renderizações tentadas (no F9) não oferecerem uma iluminação adequada. Fui até a paleta "Create" e escolhi a opção "Lights". Inseri, aproximadamente umas 6 luzes, em diferentes posições da Viewport Perspective, para iluminar melhor o objeto e daí renderizei (F9) sem fazer nenhum outro ajuste. Salvei, colocando o background em preto, em dois formatos: .tiff e .png.

O resultado (duas perspectivas de render) estão logo abaixo:



Render 1


Render 2

O motivo pelo qual não fiz o tutorial até o fim? É porque, na realidade, quero concentrar os estudos no momento, em formas mais factíveis de modelar, que não requeiram ajuste de NURBS, renderização mais avançada, etc.

Quero treinar mais em objetos baseados na Standard Primitives, principalmente os recursos de Extrude, Bevel, etc.

Espero que, além de lerem, divirtam-se.

Até a próxima postagem, pessoal!!!

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