Montagem de Quebra-Cabeça no 3D Max


Olá, pessoal, boa tarde!

Este tutorial é fácil de memorizar e é baseado na Line (um dos elementos da Splines) e no Extrude (modificador), servindo para a montagem de peças de quebra-cabeça no 3D Studio Max. Vamos lá. Eu adaptei (porque o original estava em Inglês), de acordo com o que eu fui fazendo, pessoalmente. O endereço do tuto original é http://www.tutorialhero.com/click-27375-making_a_jigsaw_puzzle.php. Somente não fiz o mapeamento da imagem, usando o material editor, porque a finalidade do trabalho que realizava era outra.

O primeiro passo é abrir um novo arquivo no 3D Max e selecionar a Viewport Top (mais fácil de trabalhar, no caso). Logo após, selecionaremos, dentro das Splines, a opção "Line". Desenharemos um quadrado, demarcando por lado, cerca de 5 vértices: os das extremidades e outros três, mais próximos entre si. Uma boa dica diz respeito a nós aproximarmos o vértice central da linha principal da viewport (de cor preta), para termos mais referência de paralelismo.

Vou tomar esta imagem do tutorial original, para que todo mundo entenda melhor:

Outra dica também é ativar o Snap Toggle (o ícone do ímã), para que não nos perdamos na hora de traçar as linhas. Assim, a gente evita de deixá-las tortas durante o desenho.
Vejam que os três pontos centrais estão próximos à linha principal dos eixos, o que facilita. Logo depois, a gente deve, com o botão direito do mouse, selecionar a opção "Convert to Editable Spline". Bem, dependendo do formato da peça que queremos produzir, o próximo passo diz respeito a deslocarmos os pontos mais centrais de cada lado para dentro ou para fora do quadrado. Algo como encontrado na figura abaixo:



Ótimo. Daí, para "suavizarmos" as curvas, para começar a "modelagem" propriamente dita, selecionaremos todos os vértices da figura para aplicarmos o efeito "Smooth", com o botão direito do mouse dentro da Viewport, como indicado na figura abaixo:

Muito bem. A figura ficará mais ou menos suavizada, curvada. Transformaremos, por este mesmo menu, os vértices da seguinte maneira:

- Os que foram deslocados para o centro e para fora em "Bézier".

- Os que estão para fora, em "Corner".

Feito isso, quanto aos pontos demarcados como "Bézier", são eles que darão a forma dos encaixes das peças. Então, tente deslocá-los, ainda com o Snap Guide ligado, de maneira a dar a curvatura desejada para a sua montagem. Quando nós clicarmos no vértice assim marcado, duas guias de cor verde aparecerão para que façamos deslocamento necessário. Algo mais ou menos assim:


Bem, conforme moldamos os vértices, nós vamos dando corpo à peça.

Legal. Agora, temos que aplicar o Extrude, colocando como medida (Amount), 15. Resultado:



Aplicamos, na Viewport, o "Edit Poly", em seguida:


Na sub-opção "Polygon", ativamos o botão "Bevel" e ajustamos duas vezes:

Primeiro, colocamos Height: 2.5, Outline Amount: -1.0; e na segunda, temos Height: 2.5, Outline Amount: -1.5.

A peça começa a tomar corpo! (estamos em progresso)

Por fim, devemos aplicar o modificador "Edit Normals" na peça. selecionar todos os "normals" e aplicar o botão "Unify". A peça acaba ficando com um efeito "espelhado", mas existe outro passo para corrigirmos isso: modifique para "Select By Option" do Edit Normals para "Face", clicamos no Viewport Top e então no botão "Break".




Veja a peça acima, imediatamente após aplicarmos o "Edit Normals".

E na imagem acima, após o botão "Break".

Bem, a peça está pronta, neste caso. Para nós montarmos as demais, vale a criatividade no ajuste dos vértices. No meu caso, montei uma peça base e clonei as demais, tendo como resultado o trabalho abaixo:


Espero que tenham achado legal!

Até a próxima postagem, pessoal.

Comentários

Anônimo disse…
UMAPROVA DE Q NA INTERNET SE ENCONTRA QUASE TUDO...VC NAO SABE COMO QUERIA SABER ISSO..OBRIGADISSIMO.

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