Palestra Adobe Flash Catalyst CS5 - Impacta

Olá, pessoal.

Ontem assisti uma palestra, na Impacta Tecnologia, sobre o software incorporado ao pacote CS5, chamado Adobe Flash Catalyst. Apesar de ser caracterizado como da versão CS5, ele não havia sido disponibilizado nas versões anteriores do pacote Adobe.

O motivo da criação deste software, segundo o palestrante, foi criar uma ponte mais harmônica entre designers e programadores. Isto porque o Flash em si, que é um programa basicamente para fins de animação 2D, não tem tanto o foco em layout de páginas mais complexas, e o Adobe Flash Builder possui mais ênfase à programação.

Então, para que os programadores não alterem por completo o layout de um trabalho já criado, o Catalyst foi disponibilizado. Sua interface foi simplificada para evitar uma curva de aprendizado muito grande. Um exemplo emblemático é a quantidade diminuta de ferramentas de desenho, conforme a reprodução abaixo.

Após criar um chamado Mocape (uma espécie de Wireframe), o Catalyst, de maneira muito prática, transforma objetos em componentes, pela opção "Convert Artwork to Component". Dos componentes clássicos do Flash, que já conhecemos bastante, como Button, Check Button, esclarecendo. Você também, ao atribuir um botão, reproduz os estágios clássicos do Flash, como "up", "down", etc.

Com o comando "Share to State", compartilho o layout da página inicial às páginas derivadas, bem como as funcionalidades dos objetos, como os botões, drop down, etc.



Na interface acima, nós podemos ver que a timeline dele é diferente em relação à do Flash, porque não trabalha com frames e sim com eventos de transição editáveis. Por exemplo, ao fazer uma transição da home para a página seguinte, o texto de conteúdo pode ter uma rotação e um blur, eventos editáveis nesta parte inferior.

Para ser aberto no Flash Builder (ou Flex), ao terminar o projeto, nós devemos salvar o arquivo com a extensão .fxp, para ser editável ao programador.

De fato, pela aula que foi ministrada, de pouco mais de 2 horas, foi possível apreender alguns conceitos básicos de seu manejo, bastante úteis para quem deseja começar a estudar agora.

Até a próxima postagem, pessoal!

Comentários

@andrezooza disse…
Olá, eu também assisti a esta palestra, porém quando fui fazer uma animação um pouco maior notei que o máximo de states que são suportados é 21, gostaria de saber se tem como fazer com que por exemplo uma foto grande carregue no próprio state ao inves de direciona-lo para outro state.

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária - "Na Rua" (Maurílio de Sousa) - Editora Essencial

Levando Sempre Comigo Em Todo Campo Que Vou... - Marketing de Oportunidade Bugrino?

Resenha Cinematográfica - "Guerra Civil" (Civil War) - 2024