Hipertexto e Hipermídia - Resenha da Aula 3 (01/09/2010)

Esta é a resenha correspondente a aula 3, disciplina Hipertexto e Hipermídia, prof. Leander.

"Janelas Para o Mundo"

Os seres humanos tipicamente têm aversão à mudanças, principalmente nas ocasiões onde constroem uma chamada “zona de conforto”. De fato, desde os primórdios da civilização, na Idade da Pedra, há registros rupestres do cotidiano de nossa espécie, indicando que neste invólucro protetor natural (a caverna), encontrávamos um “habitat” ideal, hoje substituída por verdadeiras fortalezas intramuros, no caso das classes mais abastadas, por conta da violência desenfreada das grandes cidades.

Theodor Nelson projeta esta crítica para o mundo computacional, questionando a parca aplicação dos chamados “desktops”, em comparação com as suas possibilidades. O seu texto, “Libertando-se da Prisão” elenca que o mundo plano da tela nada mais é do que uma reprodução do papel.

Um sistema orientado a objetos, utilizando hierarquias e janelas, para ele, parece nos tornar uma espécie de “objeto”, um ser que apenas mimetiza, não raciocina. Porém, de acordo com o ponto de vista do crítico, isto não constitui-se verdadeiramente em uma máxima: repare que a dita “reprodução de uma folha de papel” no modo digital, serve para abrir janelas muito mais importantes do que as existentes em um sistema operacional: também aquelas ligadas ao conhecimento e à capacidade de abstrair e interpretar um texto voltado à era da informação, como o citado no parágrafo anterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária - "Na Rua" (Maurílio de Sousa) - Editora Essencial

Levando Sempre Comigo Em Todo Campo Que Vou... - Marketing de Oportunidade Bugrino?

Resenha Cinematográfica - "Guerra Civil" (Civil War) - 2024