São Paulo - 470 Anos - Vastidão Econômica e Cultural x Desigualdades Sociais

Esta é uma cidade de superlativos, podemos dizer assim. A começar pela sua imensa população, de cerca de 11,5 milhões de habitantes, pelo censo do IBGE de 2022, derivando até para uma estatística muito interessante: de cerca de 1 milhão de pizzas que são produzidas no país diariamente, cerca da metade deste número vem do Estado de São Paulo, sendo que a capital é a segunda cidade do mundo, atrás somente de Nova York, em termos de consumo. 

Literalmente, é uma cidade que não pára, conforme citado na letra de "Sinfonia Paulistana": "São Paulo que não sabe adormecer"... afinal, sua economia gira mesmo durante as madrugadas, fazendo com que o Produto Interno Bruto (PIB) do município seja de R$ 828.980.607,73 (número de 2021, conforme o IBGE), atinja comparações interessantes em relação a outros destinos geográficos. Exemplo: o Uruguai, Marrocos, Bulgária e Luxemburgo têm um PIB inferior ao da cidade. A maior bolsa de valores do Brasil e da América Latina (a B3) está sediada aqui também.

Também é um celeiro cultural, oferecendo aos visitantes museus de diversas finalidades, como por exemplo a Pinacoteca de São Paulo, contando com um acervo de mais de 10 mil peças da autoria de grandes nomes das artes plásticas como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, dentre outros, o MASP (Museu de Arte de São Paulo), situado no endereço mais conhecido da capital, a Avenida Paulista, que conta com um acervo de obras de artistas superlativos como Picasso, Di Cavalcanti e Van Gogh, além de um café e lojas de souvenirs para os visitantes. 


Dentro do Parque Ibirapuera, temos o Museu Afro Brasileiro e também o MAC (Museu de Arte Contemporânea). O MAC oferece um acervo de cerca de 15 mil itens, de artistas como Pablo Picasso, Joan Miró, Alexander Calder, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral e também uma biblioteca de 15 mil volumes aproximadamente, além de cursos de extensão aos interessados.


Na Paulista, temos a Japan House, inaugurada em 2017, museu este que tem filiais em Los Angeles e Londres, com entrada gratuita. Mostra exposições ligada à arte e cultura nipônicas, instalações interativas, jardim externo, dentre outras atrações.


O leque de atrações da cidade é proporcional aos seus números. Apesar desta reunião de aspectos econômicos superlativos e até mesmo de multiplicidade cultural, cerca de 9,5% da população da cidade vive em favelas, e a diferença em índices sociais é acentuada quando é realizada uma comparação entre bairros de diferentes regiões como Moema e Cidade Tiradentes. Para exemplificar, o morador de Moema (bairro nobre) vive em média 23 anos a mais do que o de Cidade Tiradentes (bairro periférico). 

Isso não nos priva de comemorar o aniversário desta cidade fundada em 1554 por um grupo de missionários jesuítas, que se fixaram no planalto paulistano, mas nos mostra e nos faz refletir a necessidade premente de promover políticas de inclusão e segurança para que mais pessoas possam usufruir do que ela tem de melhor. 

Parabéns, São Paulo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária - "Na Rua" (Maurílio de Sousa) - Editora Essencial

Levando Sempre Comigo Em Todo Campo Que Vou... - Marketing de Oportunidade Bugrino?