"Reforma Ortográfica deve começar em 2009"

"Uma comissão do MEC (Ministério da Educação) enviou uma proposta na quarta-feira para que a reforma ortográfica entre em vigor em 1º de janeiro de 2009. A medida precisa passar por avaliação dos ministros da Educação, da Cultura e das Relações Exteriores, para seguir para sanção presidencial. Estima-se que o processo passe por todos os trâmites em um mês.
A reforma ortográfica no Brasil é decorrência de acordo ortográfico internacional que pretend unificar os textos escritos nos oito países de língua portuguesa. A discussão ocorre desde 1994.
Para o MEC, a partir do ano que vem, todos os textos produzidos já devem ser escritos na nova norma, com algumas exceções. Vestibulares, concursos e avaliações deverão aceitar as duas regras até 2011.
Os livros didáticos distribuidos pelo governo em 2009 para o ensino médio também poderão estar escritos na norma antiga. Já o ensino fundamental deverá ter o material adaptado a partir de 2010."
O que mudará
Veja algumas das novas regras ortográficas:
1. Serão incorporadas as letras "k", "w" e "y" ao alfabeto, que ficará com 26 letras.
2. Serão suprimidos os acentos diferenciais, como o de "pára", do verbo parar; de acentos agudos em ditongos como o de idéia (virará "ideia"); e do circunflexo em "vôo" ou "crêem";
3. Mudanças com o hífen;
4. O trema desaparecerá.
Fonte: Jornal PubliMetro - Sexta-feira, 28 de março de 2008.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária - "Na Rua" (Maurílio de Sousa) - Editora Essencial

Resenha Cinematográfica - "Guerra Civil" (Civil War) - 2024

Levando Sempre Comigo Em Todo Campo Que Vou... - Marketing de Oportunidade Bugrino?