Análise do filme "My Brother" (Meu Irmão) - 2006

My Brother (2006)


Cartaz do filme:



Eu assisti este filme na última segunda-feira, dia 24 de junho, e achei que valeu muito a pena elaborar uma resenha.



Inclusive, esta foi enviada ao site cinema em cena, para ver se é publicada. Vamos ver o que acontece.



"A temática central desta produção diz respeito à duas situações principais: responsabilidade precoce e ausência paterna, quanto à formação educacional de dois irmãos.

Estas, permeadas por estereótipos muito presentes em filmes de temática social norte-americanos, que são a personagem negra e com deficiência, tal como já visto em filmes como "Escritores da Liberdade", "Forrest Gump" e "Rain Man".


As realidades presentes em guetos, em bolsões de pobreza, ambientes conflituosos é dramatizada a partir das situações descritas no primeiro parágrafo, porém de uma maneira em que a violência seria, em primeira instância, "justificável", sob a ótica de análise do protagonista, Isaiah, devido ao contexto social em que vive.

Muitos questionam, por exemplo, se o papel de Robin Hood (roubar os ricos para dar aos pobres) era justificável também, pois cumpria um papel social. Mas, se assim o fosse, indistintamente, viveríamos sob a égide de uma anarquia total, uma ausência de leis, abrindo-se um precedente perigoso de ininputabilidade.

Pois bem: o papel de Isaiah como protetor do mais fraco, do oprimido James, lhe abre este precedente? Ou isso subverte o teor dos pensamentos engendrados por ele, frutos de uma convivência decisiva com o ente mais querido que nós temos em nossa existência?

Por fim, talvez por suscitar a compreensão implícita perante uma conduta desabonadora, o filme mereça ser visto e analisado. Por remeter-nos ao aspecto mais humano de nossa mente."


Sempre que possível, continuarei alimentando meu blog com os comentários da sétima arte.


Obrigado pelo apoio de sempre.


Glauco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária - "Na Rua" (Maurílio de Sousa) - Editora Essencial

Resenha Cinematográfica - "Guerra Civil" (Civil War) - 2024

Levando Sempre Comigo Em Todo Campo Que Vou... - Marketing de Oportunidade Bugrino?