Mini-Tutorial Corel Draw


Criando um Desenho Simples (Corel Draw X3)

Nesta composição, utilizei alguns recursos do software, que podem ser caracterizados como básicos, porém, como dito nas aulas, se não praticarmos, podemos fazê-los cair no esquecimento. Para um desenho simples, como o desta casinha, foram utilizados os seguintes ingredientes, dentro da barra de ferramentas principal do Corel X3:

- Ferramenta Retângulo (atalho pelo F6).
- Ferramenta Polígono (atalho pelo Y).
- Ferramenta Preenchimento Inteligente.
- Recurso Soldar (mesclagem de objetos para compor a “maçaneta” da porta).
- Ferramenta Seleção, para ajustar a angulação da janela e da parede lateral da porta.
- Recurso Agrupar, acessível pelo Menu Principal Organizar.
- Recurso “Ajustar Texto ao Caminho”, acessível pelo Menu Principal Texto.

Basicamente, ao clicar na Ferramenta Retângulo, vamos compor primeiro a parte frontal e também a lateral da casa, utilizando-nos de dois retângulos distintos. Devemos clicar com o botão do mouse no local onde queremos iniciar o desenho, arrastando-o sem soltar para frente e para baixo ao mesmo tempo na tela. O retângulo diminuirá ou aumentará conforme o movimento que fizermos com o mouse.

Ao definir o tamanho do desenho, devemos então soltar o botão do mouse.

Selecionamos em seguida a Ferramenta Seleção, fazendo com que o objeto tenha oito alças, representadas por quadrados pequenos nas diagonais e laterais.

Faremos um segundo retângulo com a mesma Ferramenta (Retângulo), sendo que ao finalizar o desenho, soltando o mouse, será necessário que cliquemos duas vezes com o mouse no objeto, para ativar a Ferrramenta Seleção, porém com o recurso da possibilidade de ajustar a angulação do objeto. O sinal que indicará a efetividade desta ativação, consiste no aparecimento de setas nas diagonais e laterais, diferentemente de uma seleção simples, que apenas mostra nas alças os quadrados.

Com a Ferramenta Polígono, faremos a primeira parte (triangular) do telhado da casa. Em “Número de Pontas” (propriedade desta ferramenta), dentro da Barra de Propriedades, deveremos escolher 3, para que tenhamos 3 ângulos, necessários à composição do triângulo. Em seguida, moveremos para cima do retângulo frontal desenhado.

Agora, utilizaremos a ferramenta Desenho Inteligente (Preenchimento Inteligente), que consiste em ajustar automaticamente o desenho, deixando-o em linhas retas, encaixando a outras parte do telhado com o restante da casa. Clicamos na ponta de cima do triângulo, arrastamos o traço à base dele, em seguida ao final do retângulo, por fim, retornando à ponta do triângulo, fechando a seleção. O programa transformará o traço, que aparenta ser o recurso mão livre, em um traço ajustável ao desenho.

Por fim, para fazermos a porta da casa, criamos um terceiro retângulo, devendo arrastá-lo até a parte frontal da casa.

Nesta primeira fase, portanto, executamos a montagem básica do desenho.

Agora, utilizando-nos da ferramenta Seleção, se desejarmos fazer a pintura simultânea de alguns objetos (a cada figura que criarmos nesta composição, daremos o nome de objeto), devemos pressionar a tecla Shift. Ao clicar no último objeto selecionado, devemos soltá-la.

Movemos o cursor do mouse em direção à paleta de cores, dando um clique no botão direito para efetuar a pintura, no caso em uma das tonalidades de cinza lá existentes. O mesmo faremos com as demais partes da casa.

Um lembrete importante: na paleta de cores, o botão direito faz a pintura do objeto. Em contrapartida, o botão esquerdo selecionará a cor do contorno do desenho. A opção mais acima, que possui uma letra “X” dentro do quadrado de amostragem de cor, significa que o contorno não será preenchido com cor alguma.

Quanto à maçaneta, optei por compô-la com dois objetos distintos (círculo e retângulo). Após desenhá-los, eu os aproximei e com o recurso Agrupar, fiz uma espécie de fusão, criando a impressão de uma maçaneta real. Para ativar o aparecimento deste recurso, é necessário que selecionemos os dois objetos simultaneamente, pela ferramenta Seleção e ativação do botão Shift. Percebendo que os dois objetos estão selecionados, clicamos no ícone correspondente ao recurso.

Para o desenho da janela, utilizamos a ferramenta retângulo e pelo acesso ao menu Editar, duplicamos o desenho realizado, pelo comando CTRL+D. Será feita portanto uma cópia do objeto, por 3 vezes, criando então 4 retângulos distintos. Fusionamos os objetos, pelo menu Organizar/Agrupar, para que ao serem arrastados para dentro da parede, venham simultaneamente todos.

Com a ferramenta Seleção, clicamos duas vezes no grupo de objetos, de maneira a ser possível editar a angulação correta, em correspondência com a parede da casa.

Por fim, no intuito de treinar a ferramenta Texto (Texto Inteligente), foi criado um campo de texto junto ao desenho. Após sua digitação, desagrupando os elementos do desenho principal (percebi que isso seria necessário), utilizei-me do recurso “Ajustar o Desenho ao Caminho”, para justamente encaixá-lo à linha principal do desenho do teto, colorindo-o depois. Em seguida, fechei o desenho, agrupando novamente os objetos.

Evidentemente que este é um projeto simples, mas, como diz o ditado, somente a prática leva ao aperfeiçoamento. O resultado do trabalho encontra-se abaixo.


Até a próxima postagem, pessoal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária - "Na Rua" (Maurílio de Sousa) - Editora Essencial

Levando Sempre Comigo Em Todo Campo Que Vou... - Marketing de Oportunidade Bugrino?

Resenha Cinematográfica - "Guerra Civil" (Civil War) - 2024