Palestra - "De Paraquedas na Web: A Tranquilidade do Pouso está nas Mãos do Profissional" (FAPCOM - 08/08/09)

Esta palestra, ministrada no auditório da FAPCOM - Vila Mariana, foi muito importante, porque traçou conceitos importantes nas relações de trabalho, que transcendem o conhecimento puro e simples dos termos tecnológicos: a ética, o árduo trabalho em evitar o chamado "imediatismo" e a importância do planejamento e do senso de participação em nossos projetos.

A sinopse da palestra encontra-se abaixo e disponível também no site da instituição: http://www.fapcom.com.br/fapcom/vestibular/?page_id=199&ancestor=20#paraquedas_web

"Adriana Pancini e Henrique Paulo Moreira Junior. Adriana Pancini é formada em Administração pela UNIFIEO/Osasco-SP e pós-graduada em Criação Publicitária na Universidade Anhembi Morumbi. Em 1998 fundou a Agência PSM e atua como Diretora de Projetos nas áreas de web, sistemas e publicidade. Atualmente é consultora de Marketing da Gás Brasil e parceria de negócios. Tem ligação com as empresas: Executivo Web, Pipoka Gestão Digital e Biograf. Henrique Paulo Moreira Junior atua como Consultor e Instrutor da Empresa ENG DTP & Multimídia, no segmento de softwares ADOBE. Cursou Filosofia na Universidade de São Paulo. Sua experiência em TI soma 15 anos de atuação initerruptas, das quais, 10 anos foram diretamente focadas para a Web. Em 2003 fundou a empresa Pipoka Gestão Digital, uma software-house especializada, não somente em oferecer soluções para plataforma Web, mas também em fornecer a Gestão de Informações para seus clientes na Web. Atua em parceria com a Agência PSM, Wunderman, Eggz e Top Service."

Meus comentários (os quais foram utilizados para compor a primeira atividade complementar do 5º Período do curso), podem ser lidos abaixo:

"A palestra "De Paraquedas na Web", mostrou-se de grande valia para todos que assistiram, no auditório da FAPCOM, em 08 de agosto de 2009, já que apresentou cenários possíveis de trabalho para cada um de nós, dentro da grande rede.
Contando com dois profissionais com bagagem relevante no mercado (Adriana Pancini, da agência P&M, bem como com Henrique Paulo, da Pipoka/Gestão Digital), demonstrou de início todas as probabilidades de uso da Internet, tais como correio eletrônico, redes sociais, acesso remoto, streaming e podcasting, VOIP e compartilhamento de arquivos. A analogia com o paraquedismo não foi à toa: Adriana Pancini descreveu suas primeiras experiências neste segmento de mercado, as quais abordaram por exemplo, a época do pré-desenvolvimento dos sites comerciais, período permeado por banners compostos de gifs animados. Por demandas solicitadas, desenvolveu determinadas páginas, aprendendo de forma quase autodidata, o HTML. Apesar desta aparente falta de suporte profissional, relatou a grande relevância da experiência: mostrar o valor agregado da determinação para o aprendizado e também a combinação entre assertividade e direcionamento, como chaves-mestras à consecução do sucesso em determinado projeto. Em outras palavras: se de início, o salto para determinado segmento profissional nos dá medo, nos mostra um aparente, iminente e provável fracasso, o "pouso em terra firme" mostra que esta base, este começo, é extremamente relevante.
Henrique Paulo, por sua vez, demonstrou um senso de generosidade e compreensão em relação aos profissionais com pouca experiência. Claramente consciente da importância das relações humanas dentro de um ambiente de trabalho (mesmo tecnológico), iniciou sua parte da palestra com um exemplo bastante emblemático: na Oracle (desenvolvedora de soluções de banco de dados), as relações entre os colegas de trabalho eram tão impessoais, que culminaram numa iniciativa inédita até então: cada um dos funcionários que proferisse um simples "bom dia" ao seu colega de baia que chegasse para assumir seu posto, teria o incremento de US$ 1,00 em seu contracheque mensal.
É interessante constatar isso, pois, traçando-se um paralelo desta situação com o ambiente corporativo, verificamos "in loco" a postura de determinados chefes em relação aos seus subordinados: como um autêntico senhor feudal, eles enclausuram-se em suas salas e parece, criam uma espécie de bolha asséptica, impossibilitando o contato com os trabalhadores de menor grau hierárquico. A ilustração disso pode ser encontrada no excelente livro de Luis Marins, entitulado "Livre-se dos "Corvos" – Cuidado com "Sugadores de Energia"".
Realmente, nesta época de dinâmica cada vez mais acentuada, de notícias transmitidas em tempo real, independentemente da distância, existe a disseminação nem sempre correta da possibilidade de ganho fácil de dinheiro pela Web. Mas isso não é necessariamente alcançado pela pressão exercida aos profissionais da área, pelo imediatismo, pelo contrário: a inovação, a dependência por algo grandioso a ser criado, demanda reflexão, interdisciplinaridade, correto direcionamento de "briefing" e o famoso "saber ouvir". Mas isso não é necessariamente bem digerido por muitas pessoas, por interferir na lucratividade imediata.
Nesse sentido, Paulo discorreu a respeito de outro caso, dentro de uma das universidades mais famosas do mundo: Harvard. Na década de 1980, foi determinado que haveria a disciplina de "Ética" em seus cursos de Administração: porém, tendo ela interferido na produtividade imediatista e lucro desenfreado, foi retirada da grade curricular logo depois.
Talvez muitos queiram que a "Lei de Moore" torne-se regra no ambiente corporativo: se o profissional não atualizar, o mais rapidamente possível, o seu "processador" interno, ele deve ser descartado e substituído por outro mais eficaz.
É evidente: as tecnologias citadas são extremamente importantes para quem ingressa neste segmento de trabalho. Devemos buscar informações sobre termos como "Web Standards", "Flex", "Silverlight", "Twitter", mas não esperar passivamente que o imediatismo e a passividade joguem-nos uma ideia inovadora e nos deem extrema lucratividade a curto prazo. A colaboração e a integração entre áreas, além de proporcionarem sucesso na empreitada de um projeto, resultam também em manutenção de preceitos éticos e progresso a toda uma comunidade, fatores que podem, ao passar do tempo, ser extremamente mais importantes que uma lucratividade sem limites, já que esta pode vir a ser volátil sem aviso prévio. Este é o grande legado deixado pela excelente palestra ministrada neste fim de semana."

Espero que gostem e até a próxima postagem, pessoal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária - "Na Rua" (Maurílio de Sousa) - Editora Essencial

Resenha Cinematográfica - "Guerra Civil" (Civil War) - 2024

Levando Sempre Comigo Em Todo Campo Que Vou... - Marketing de Oportunidade Bugrino?