Workshop de Fotografia Digital - Roger Soares


Tive a grata oportunidade de assistir ao Workshop de Fotografia Digital, com Roger Soares, conjunto de palestras espalhadas por três dias (11, 12 e 13 de agosto de 2009), a qual abordou diversos conceitos técnicos voltados ao equipamento (câmera fotográfica digital).

Roger é fotógrafo profissional, formado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo. Também tem forte embasamento teórico em conceitos como Estética, História da Arte, Diagramação e Produção Visual Gráfica. Seu perfil completo pode ser acessado em http://www.rogersoares.com.br/, bem como seu portifólio de trabalhos.

No primeiro dia, nos apresentou uma dúvida que permeia muitos aspirantes a profissionais da área: se a dificuldade maior na fotografia reside na técnica ou na arte? Os dois conceitos caminham juntos, são indissociáveis, de maneira a não podermos deixar um à margem do outro. Não podemos abandonar qualquer um deles, a harmonia deve ser buscada, deve ser um objetivo em mente.
Iniciando a parte técnica, esclareceu que as câmeras digitais possuem sensores de leitura CCD ou CMOS e a sensibilidade destes, combinada com velocidade do obturador, do disparo, bem como outros fatores, como o ISO, contribuem positiva ou negativamente num trabalho. As principais diferenças visuais de ISOS diferentemente aplicados em uma imagem, determinam a "textura" que a cópia revelada apresentará no papel ou ainda no próprio monitor do computador. No geral, quanto maior o fator ISO, melhor a captura. Por outro lado, há "ruídos" mais aparentes, perdemos determinados detalhes da cena. A escala de gradação principal dos ISOS nas máquinas digitais e suas respectivas características básicas, se dá da seguinte maneira:
ISO 100: menos sensível à luz (indicado para dia de sol, ambientes abertos). A foto sai rica em luz e cor, não oferece ruído digital e tem mais saturação.
ISO 200: ainda indicado para locais que têm luz do sol bastante significativa.
ISO 400: indicado para lugares abertos, claros, porém sem a luz do sol. Ou então, ambientes fechados bem iluminados. Pouca luz natural / muita luz artificial.
ISO 800: é seis vezes em média, mais sensível que o ISO 100, ajuda a entrar a luz de um ambiente. O Flash pode, neste caso, complementar a falta de luz.
ISO 1600: sensibilidade muito grande. É indicado para ambientes escuros e noturnos.
Conselho: em situações domésticas, coloque como limite o ISO 800. O ISO 3200 é utilizável para casos realmente extremos, com ausência total de luz.
Prós e contras de cada ajuste:
ISO 100 – necessita muita luz, mas oferece imagem limpa, com cores vivas e foco nítido.
ISO 400 – sensibilidade média, uso geral, cores ainda boas.
ISO 1600 – sensibilidade alta, cores satisfatórias, granulação/ruído eletrônico.
Velocidade do Disparo
Consiste no tempo em que o sensor digital recebe e registra a luz. O mecanismo que faz este controle chama-se obturador ou cortina. Quanto mais lento o processo, mais luz entrará. O obturador ou cortina, trabalha sobre a unidade de tempo, em segundos. Um disparo, ou foto, pode durar 15 minutos ou 1/8000 ou seja, um segundo dividido em oito mil partes, ou oito mil avos de segundo. Para tempos de exposição de 30 avos para baixo, o recomendável é que tenha-se muita firmeza ao segurar a câmera, ou então um tripé. A indicação desta fração se dá no próprio display de LCD.
Quanto mais alto o disparo, a probabilidade de o assunto sair congelado é inversamente proporcional. Por outro lado, quanto mais baixo ou lento, mais "borrado" poderá ficar a sua imagem.
Diafragma
Consiste em hastes de metal que se abrem e fecham, em movimentos circulares, formando anéis de diferentes
diâmetros. Sua função é definir, além da quantidade de luz, a profundidade de campo.
Quanto mais zoom, menos distância focal. Que significa, o intervalo entre as áreas de foco e as demais áreas desfocadas, do primeiro ao segundo plano. O diafragma é representado, no display da câmera, pela letra "f".
Quanto menor o número, mais aberto ele encontra-se, ao passo que, quanto maior o número, menor a abertura. Ele trabalha similarmente à íris humana, que se adapta à luz ambiente. No geral, o conceito da profundidade de campo aplicado é o seguinte: quanto mais fechado o diafragma, mais foco teremos e do contrário, quanto mais aberto, menos foco.
Simbologia

Modos de disparo:
M: manual. Ajustes são feitos pelo fotógrafo, como ISO, velocidade e abertura.
AV: prioridade de abertura/diafragma, você indica o valor da abertura e a máquina calcula a velocidade e o ISO nas digitais.
P: a máquina calcula automaticamente a velocidade e a abertura. Você pode alterar ambas ao mesmo tempo, porém não habilita o flash e nem altera o ISO automaticamente.
AUTOMÁTICO/EASY: "Faz tudo" e tenta adivinhar o que se deseja fotografar.
Carinha ou modo retrato: neste modo, a máquina ajusta sempre a maior abertura disponível na lente para que sempre saia desfocado, valorizando o modelo. ISO BAIXO. Valoriza os tons de pele, oferece saturação.
Montanha: é ajustada uma velocidade média, com diafragma bem fechado, para alcançar a maior profundidade de campo possível, ou seja, para que toda a cena seja focada. Utiliza ISO BAIXO. Satura bem os azuis e os verdes.
Florzinha: MACRO, fotografia em close-up extremo. Seja insetos, plantas, alimentos e outros objetos pequenos. A câmera possibilita o foco bem próximo ao objeto a ser fotografado. Em algumas câmeras, o foco se dá em até 8 mm de distância do objeto.
Corredor: a máquina busca a maior velocidade possível para congelar o momento. ISO ALTO, abertura máxima da lente.
Estrelas/lua com montanha: aumentam o ISO, baixam um pouco a velocidade e abrem o diafragma ao máximo. Requer normalmente o uso de tripé para manter a estabilidade.
Raio cortado (sem flash): Busca a velocidade, possível para capturar o momento. ISO ALTO, abertura máxima da lente, normalmente requer tripé.
Raio SL (com flash): a máquina busca uma velocidade mais baixa para capturar o momento com a iluminação ambiente. Utiliza ISO MÉDIO e abertura máxima da lente.
Distância Focal
Medida em mm, representa a distância da lente em relação ao sensor.
Uma lente de 50 mm mostra a imagem formada a 50 mm do sensor ou filme. A lente de 7,5 mm, pela sua distância, é chamada "olho de peixe". A lente de 50mm é geralmente a mais próxima ao campo de visão do olho humano. Quanto maior o número em mm, mais aproximação da cena obtemos, consequentemente menor o ângulo de visão. Bom para close-ups, retratos, fotos de esportes.
O zoom digital, presente nas câmeras compactas, apenas aproxima os pixels. Se "forçarmos" muito este tipo de zoom, a imagem ficará pixelizada. Do contrário, quando menor o número, menos aproximação de cena obtemos, porém o ângulo de visão é muito grande. Este é ótimo e indicado para paisagens e ambientes pequenos.
WHITE BALANCE
Corrige as várias frequencias de luz BRANCA em diferentes luminances, artificiais, naturais.
O olho humano faz essa correção automaticamente quando mudamos de ambientes de diferentes fontes de luz. Mesmo o sol irradia diferentes frequências de luz branca durante o dia. A mais branca dentre todas é a que corresponde ao sol do meio-dia. A luz branca é medida em graus KELVIN, representado pela letra K. Quando a câmera fotográfica digital não fizer este ajuste automático, ajuste manualmente. O filme fotográfico é fabricado para a luz do meio-dia, a 5500ºK. As principais configurações são:
INCANDESCENTE/FLUORESCENTE/SOMBRA, AO AR LIVRE, NUBLADO, SOL, FLASH/AUTOMÁTICO.
A imagem fotográfica obtida pelo filme fotográfico é formada por milhões de microscópicos grãos de sais de prata.
Já a imagem fotográfica digital é formada por milhões de pixels. A unidade de medida padrão para a resolução e definição de uma câmera fotográfica digital é o MEGAPIXEL.
Quanto mais resolução, maior a possibilidade de se produzir grandes ampliações. Para uma foto no tamanho 10 x 15, padrão, 3 megapixels já são suficientes.
Regra dos 3 Terços
Há regras que ajudam-nos a obter um ótimo enquadramento.
Quando colocamos o assunto em alguns pontos da imagem, "sem querer" acabamos valorizando alguns elementos.
Estas foram algumas anotações que fiz durante os três dias de workshop. Algumas fotos tiradas durante ele, estão disponíveis no meu perfil do Orkut.
Até a próxima postagem, pessoal! 
 
 
 
 

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