Aula de Tratamento de Imagens - 02/09/2009

O professor Fabiano Salomão orientou-me no sentido de buscar algo simples no logo pessoal e, neste sentido, foi muito valiosa a sua explicação dada na aula de hoje. Isto porque eu parti de um projeto desenhado em papel, contendo muitos elementos, como os seguintes: guarda-chuva, gotas, etc, tudo isso permeado por vários efeitos encontrados dentro do menu principal do Corel Draw.

Aliás, pelo comentário dele, exagerei nos efeitos, tornando a legibilidade do meu logo bastante comprometida. Realmente, tive que reconhecer e dar o braço a torcer: além do background apresentar uma anteposição muito forte em relação ao elemento principal (neste caso, o guarda-chuva, que estava em preto), a própria leitura da palavra "Design", acabou ficando comprometida pelo excesso de elementos.

Meu projeto inicial havia ficado assim:




Ou seja, extremamente fora de um padrão estético compatível.
A idéia do guarda-chuva é conceituada e defendida da seguinte forma: seja qual for o clima, extremamente quente, permeado pelos raios de sol, ou nublado, com chuva fraca, moderada ou forte, este objeto nos protege de todas as intempéries. Ou seja, nos dá um leque de opções. A profissão de designer é mais ou menos assim, porque oferece variedade e criatividade nos mais diversos campos profissionais.

Sendo assim, houve também a sugestão por parte dele de nós aplicarmos duas cores no logotipo: o azul (tom marinho, escuro) em anteposição ao amarelo, pois nos remete à chuva e ao sol. Após vetorizar o objeto principal de nosso foco (o guarda-chuva), utilizamos um círculo para contorná-lo, e, através de um recorte, pudemos "vazar" o desenho.

O resultado final ficou assim: (anexo depois as imagens)

Neste arquivo anexado, nós temos:

Colorido Principal - arquivo principal

Tons de Cinza - Fundo Preto (do tom mais claro em cima, para o mais escuro abaixo)

Tons de Cinza - Fundo Branco (do tom mais claro em cima, para o mais escuro abaixo)

Foi muito valiosa esta parte da aula, porque me abriu um pouco mais as idéias no sentido de confeccionar um logotipo. Agradeço muito ao professor Fabiano Salomão por assessorar-me, pois, sem orientação, não teria uma luz adequada para criar esta pré-identidade.

Muitas vezes então, precisamos repensar e direcionar os nossos pensamentos àquela máxima do design: "o menos é mais".

Até a próxima postagem, pessoal! Valeu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária - "Na Rua" (Maurílio de Sousa) - Editora Essencial

Levando Sempre Comigo Em Todo Campo Que Vou... - Marketing de Oportunidade Bugrino?

Resenha Cinematográfica - "Guerra Civil" (Civil War) - 2024