Palestra Sobre Roteiro - 17/09/2009

Na última aula de quinta-feira (17/09), tivemos a oportunidade de participar de uma palestra (estilo "workshop"), a respeito de elaboração de roteiro. A receita dada com base em alguns autores, para obtermos uma história de sucesso, cativante e de resultados positivos. Resolvi, com base em algumas anotações que fiz, compartilhar os principais conceitos desta aula, porque será muito útil durante o desenvolvimento de nosso Trabalho Interdisciplinar deste semestre.

O expositor foi Moisés, da 02 filmes, que inclusive é aluno da Unibero - Anhanguera.

Ele iniciou com o conceito base sobre roteiro: É uma peça literária na qual o autor só tem um recurso: a descrição. Precisa ser compreendida pelo público, para ter sucesso, para ter retorno.
Saber traduzir com racionalidade e clareza, o seu pensamento visual.

Citou James Scott Bell e seu sistema para a montagem de um ótimo roteiro, chamado LOCK (iniciais de Lead, Objective, Conflict e Knockout Ending), em que alguém deseja alcançar um objetivo, mas deve transpassar um conflito para tanto. Verifiquei que ele possui um livro, chamado "Plot & Structure", que versa justamente sobre isso, mas é importado. Para comprá-lo e recebê-lo, leva-se muito tempo. De qualquer forma, a imagem abaixo reproduz a capa:



(Plot & Structure: James Scott Bell)


Plot, que a rigor é a palavra em inglês para "argumento", "trama", foi um termo usado durante a palestra para explicar uma segunda fórmula de sucesso, abaixo descrita:

A > B <>

A = personagem principal

B= conflitos

C= objetivo

Toda história possui um enredo, que versa sobre um "A", que tem um "C" e, na maior parte do enredo depara-se com "B", a oposição, o conflito. Esta fórmula é baseada nos conceitos de outro autor, chamado James Hudnall.

"me dê o mesmo... só que diferente".

Espinha Dorsal do Roteiro: envolve...

Desenvolver uma idéia
Determinar Storyline

Storyline: diz respeito a pegar as idéias e determinar diversos conflitos, as oposições a enfrentar.

Criar uma Sinopse: determinar como a personagem vai lidar com o conflito. E os objetivos da narrativa.

Elaborar uma Estrutura: para buscar um final memorável/moral da história.

Roteiro Literário e Técnico:

- O literário diz respeito aos diálogos entre as personagens.
- O técnico define locações, cenografias, etc. Não cabe ao roteirista fazer isso.

Em seguida, passou-nos um vídeo, chamado “The Forest” (do alemão David Scharf), onde convidou-nos a pensar nos seguintes aspectos relacionados ao roteiro:

- Personagem Principal
- Objetivos da personagem principal
- Oposição à personagem principal
- Qual o seu tema (moral)?
- O final foi memorável? Foi coerente?

Este vídeo pode ser assistido a partir do seguinte endereço: http://www.huesforalice.com/the-forest/ e a sinopse pelo http://smellycat.com.br/2009/09/15/the-forest/.

A impressão que este vídeo (imagem abaixo) me passou, é a de um conflito muito presente na mente do adolescente atual: ao mesmo tempo que nutre a expectativa de parceria com os pais, nas suas aflições, dúvidas e idéias, mostra-se um tanto quanto "rebelde" a moldes que são apresentados a eles, não só no seio da família, mas também em outros ambientes que frequenta, como a escola. Sendo assim, o roteiro teve a sensibilidade e a condução felizes, porque mesmo sob uma linha que teria tudo para terminar com o trágico, teve uma condução mais tranquila, até o seu ápice. Também vale citar a forma interessante com que lida com signos (marcas) de consumo, fazendo uma abordagem metafórica de cada uma delas, no que oferecem de mais cruel e imediatista.


The Forest from David Scharf on Vimeo.

Bem, espero que todos considerem útil este relato e aproveitem, de uma maneira ou de outra, em seus respectivos trabalhos.

Até a próxima postagem, pessoal!

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