Verde, Cor da Esperança - Verde de GLAUCO!!!

Olá, pesssoal.
Bom, como todos estão cansados de saber, eu me chamo Glauco. A etimologia deste nome vem de duas origens, que merecem ser citadas dentro do contexto que quero compor esta resenha:

a. Mitológica: nome de um Deus marinho.
b. Grega: verde-azulado.

Todos podem ver então que remete ao mar, componente principal do planeta Terra. A água nos refresca, nos abre horizontes, nos permite descobrir novos mundos, navegar e explorar locais nunca dantes navegados...

Pois bem, Glauco, o cartunista, era, por sua criatividade intrínseca e sua irreverência, um cara que sabia navegar nas tiras de jornal, explorando a ilha que todos nós sonhamos em encontrar todos os dias, chamada humor. Nós, pelo riso, pelas sacadas inteligentes, permeadas por um traço simples, mas ao mesmo tempo marcante, tivemos a grande oportunidade de conviver com este talento do lápis e papel.

Infelizmente, por conta da violência crescente que povoa nossa metrópole e cidades dos arredores, sua vida foi abreviada. Glauco Villas Boas, 53 anos, morreu na madrugada do dia 12 de março de 2010, vítima de quatro tiros, assim como seu filho Raoni.

Além das famosíssimas tiras do Geraldão, acredito que as mais notórias dele, vale ressaltar que Glauco fez parte do quadro de redatores do genial "TV Pirata". Como declarou outro cartunista, chamado Galhardo, "o mundo acordou mais xarope hoje".

Abaixo, imagem do Glauco nos anos 1990, bem como de algumas de suas tiras do Geraldão. Certamente, o Glauco que escreve, que já estava triste e descrente devido à muitos descaminhos deste mundo vil, está mais triste ainda agora com a perda de um grande talento. A propósito, o mundo está nos tornando morbidamente estranhos: estamos nos acostumando e nos conformando com diversos tipos de perda. A catarse toma conta de nós e nos leva ao imobilismo...


Até a próxima postagem, pessoal.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária - "Na Rua" (Maurílio de Sousa) - Editora Essencial

Resenha Cinematográfica - "Guerra Civil" (Civil War) - 2024

Levando Sempre Comigo Em Todo Campo Que Vou... - Marketing de Oportunidade Bugrino?