Fotografia em Aquarela (Exposição Virtual)

Olá, pessoal.

Visando ter uma avaliação regular dos meus trabalhos, tive a idéia de montar um álbum específico, voltado às composições com efeitos de aquarela, utilizando os brushes do Photoshop. Este álbum está disponível no Flickr para visitação e é um "museu" que não cobra entrada, tampouco tem horário de fechamento. Sintam-se convidados a aventurar-se por http://www.flickr.com/photos/versounodesign/sets/ e escolham o álbum chamado "Galeria_Aquarela"

No caso da foto da Liv Tyler, o primeiro passo, que parece ser senso-comum entre os trabalhadores varonis de nosso Photoshop, consistiu em duplicar a layer de background. Por qual razão isso é feito? Para garantir que a imagem principal seja preservada, acaso façamos algum procedimento desejado.

Em seguida, em nova camada duplicada, apliquei o blend chamado "Overlay". O overlay basicamente, é uma sobreposição de camada onde quase sempre você consegue reforçar a matiz (cor) do elemento fotografado.

Outra camada, com Smart Blur foi adotada, para dar um desfoque inicial, oferecendo impressão de pintura.

A partir disso, entram em ação as chamadas Fill Layers (layers de preenchimentos), acessíveis pelo menu Layer/New Fill Layer/Solid Color. No caso da "solid color", adotei o branco, o que faz com que a sua área de trabalho (no meu caso, a foto da Liv Tyler foi pega em 1024 x 768), fique inteiramente "invadida" por esta cor.

Logo após, você pode carregar seu manancial de brushes para pintar as áreas principais da foto. Quando você aciona, na barra de ferramentas, esta opção (dos pincéis, atalho: B para "brush tool"), pode customizar os tipos preferidos para aplicar à sua composição. Neste meu caso, eu tinha feito o download de alguns específicos, como Wet Media Brushes, Abstract Brushes, mas utilizei os tradicionais de aquarela também (Watercolor).

Para realçar o contorno do rosto e da pele lívida da Liv (parece até cacofonia, não é mesmo?), usei o menu "Select", opção "Color Range" e selecionei a tonalidade da pele. Como a seleção é irregular inicialmente, com a Magic Wand (famosa "varinha mágica", atalho "W"), terminei as demais seleções até completar o rosto. Com o CTRL + J, criei uma layer específica para ter este molde do rosto disponível e mudei o blend para "Hard Light", modificando a opacidade para 39%, senão esta seleção de camada ficaria muito evidente e o trabalho final ficaria extremamente comprometido.

Por fim, no "topo da cadeia alimentar photoshopiana" (último dia do ano rende cada comentário...), criei uma layer e utilizei a imaginação com vários brushes para pintar o contorno da área externa do rosto, mudando o "Mode" e também opacidade e o flow, de acordo com cada um.

Abaixo, vocês podem ver a foto original e o resultado final de minha empreitada.


Foto de Referência


Foto Trabalhada


Espero que gostem e se aventurem neste mundo maravilhoso do Photoshop.

Até a próxima, pessoal e... Feliz Ano Novo a todos. Agora, só ano que vem! (apesar que é amanhã)

Glauco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária - "Na Rua" (Maurílio de Sousa) - Editora Essencial

Resenha Cinematográfica - "Guerra Civil" (Civil War) - 2024

Levando Sempre Comigo Em Todo Campo Que Vou... - Marketing de Oportunidade Bugrino?