Resenhas Cinematográficas - O Menino do Pijama Listrado

Olá, pessoal.
Feliz Ano Novo a todos.
Este lindo filme, eu comecei a assistir em 2010 e terminei em 2011, por conta da virada do ano. Com isso, desenvolvi mais uma resenha. Leiam, opinem, pois qualquer comentário será muito bem-vindo.

"Filmes que têm como pano de fundo a II Guerra Mundial podem transcender o lado puramente bélico e nos deixar um legado poético e sensível, dependendo do caminho pelo qual a trama se desenvolve.

Exemplos ligados a esta segunda proposta são “O Pianista” e a “A Lista de Schindler”, até mesmo porque centram o roteiro em uma personagem específica, com uma habilidade diferenciada e um tato apurado para saber extrair lados positivos de um nicho populacional severamente marginalizado à época: o povo judeu.
“O Menino do Pijama Listrado” não nos deixa negar, em seus minutos iniciais, a antítese da pureza infantil com os horrores da rudeza da guerra. Da inocente brincadeira de correr e simular um vôo, até a constatação do mundo real da captura de prisioneiros, evidencia a faceta do menino Bruno (vivido pelo ator Asa Butterfield), o qual, munido de um espírito exploratório, percebe em determinados habitantes de uma suposta zona rural (o pai, oficial do exército nazista, por conta de uma promoção, tem que fazer uma mudança repentina para outra cidade) algo de muito diferente em relação ao seu círculo de amigos: eles vestem-se com um “pijama”.
O criado Pavel e o garoto judeu Schmuel passam a ser personagens de convívio cotidiano com Bruno, especialmente o segundo, alvo de uma sólida amizade. Felizmente, o filme transcende, não utilizando ostensivamente cenas de combate e bombardeio, além de não descentralizar o foco das personagens principais, proporcionando reflexão e momentos para que reflitamos a respeito da intolerância humana, ainda em voga nos dias de hoje."
Espero que gostem e até a próxima postagem, pessoal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária - "Na Rua" (Maurílio de Sousa) - Editora Essencial

Levando Sempre Comigo Em Todo Campo Que Vou... - Marketing de Oportunidade Bugrino?

Resenha Cinematográfica - "Guerra Civil" (Civil War) - 2024