Ônibus Olímpico Londrino

Olá, amigos.

Por incrível que pareça, reuni um pouco de coragem para voltar a escrever neste blog dedicado ao design. A três dias da abertura da olimpíada, assistindo ao Jornal da Band, fui surpreendido por uma notícia interessantíssima: a exibição do "ônibus olímpico" nas ruas de Londres.

Ele utiliza um dos exercícios mais eficazes para o aumento da massa muscular como mote principal de incentivo: a flexão de braço. A flexão é um exercício que trabalha os deltóides (ombros), peito (peitorais), o tríceps e, por causa da forma com que o corpo é levantado, a parte inferior das costas. E sim, sob certas circunstâncias, as flexões de braço podem e certamente vão construir músculos.

Porém, a fim de ganhar músculos e continuar o ganho de massa muscular, uma pessoa deve constantemente treinar contra uma resistência cada vez maior (mais peso).

O caráter olímpico da flexão transcende-se no aspecto de que por exemplo, este movimento é muito importante nos quatro principais estilos olímpico da natação. Este esporte é bastante complexo, porque utiliza quase todos os grupos musculares do corpo. Por exemplo, no estilo mais competitivo (livre ou "crawl"), a braçada tem ação efetiva nos seguintes:
  • Grande Dorsal, Redondo Maior, Tríceps e Bíceps, Peitoral Maior e Menor, Deltóide Anterior e Trapézio.

Isto no movimento da braçada, onde o braço é estendido para a frente, e o cotovelo fica ligeiramente flexionado.

A análise fisiológica acima do movimento serviu apenas para ilustrar e dar pano de fundo ao nosso magnífico tema principal: o "ônibus olímpico". Um dos maiores símbolos de Londres - o ônibus vermelho de dois andares - entrou com força no espírito olímpico graças ao trabalho do escultor tcheco David Cerny.




Ônibus em Construção

A obra sobre rodas faz flexões e emite sons de esforço físico. A escultura ficará estacionada em frente à sede do comitê olímpico da República Tcheca em Londres durante a disputa dos Jogos. Cerny disse esperar que o ônibus se torne um mascote não oficial da Olimpíada.
 
 


Ônibus já com seus "braços"

Até para ilustrar a fisiologia do corpo humano, curiosamente o "ônibus olímpico" possui uma "traseira" quase humana...


"Ônibus olímpico" e sua respectiva traseira

Saber o que o Barão Pierre de Coubertain (fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna) pensaria de tal escultura é uma incógnita, mas é inegável constatar o quanto o poder de abstração do ser humano cresce a vistos olhos, assim como os índices olímpicos, desde 1896, até os dias atuais.

Acompanhem um pouco o desempenho deste atleta "double-deck".



Até a próxima postagem, pessoal!















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