Série "Lugares do Mundo" - Hotel de Gelo (Suécia) - Jukkasjärvi

Em nenhum lugar que desejamos passar nossas tão merecidas férias, desejamos ser tratados com frieza. Mas existe uma exceção à regra, viajantes! É o Hotel de Gelo, localizado na Suécia, mais precisamente na cidade de Jukkasjärvi, cerca de 200 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico.

Esta construção vem sendo erguida desde 1990, às margens de um rio chamado Torne, em meados de novembro de cada ano, sendo desfeita na primavera, pelo derretimento da neve e do gelo, elementos que compõem a sua estrutura. 

Há algum tempo seria impossível imaginar que regiões como esta poderiam ter dias "mais quentes". Em meu caso particular, tive a grata oportunidade de visitar a terra da "Pequena Sereia", imortalizada pelo escritor Hans Cristian Andersen (a Dinamarca) e não apenas conhecer os encantos de Copenhagen, mas também o ponto dito mais setentrional do país, uma cidade chamada Skagen. E ouvir alguns relatos de moradores de lá que durante o verão e primavera, muitas pessoas do Sul do país (incluindo a capital) praticamente migravam para a região, mesmo considerando que nestes meses (especialmente junho e julho), os dias com temperatura acima de 25 graus são raros (vide gráfico abaixo). 


E o gráfico acima, como falei, é de Skagen, que está mais ao Sul em relação ao hotel de gelo. No caso da área do hotel, apenas é registrado em junho, uma média de 0.2 dias com o patamar acima (maior que 25 graus). 

Mas voltando ao hotel sueco, como curiosidades temos que, além da sua estrutura, os copos por exemplo, são também feitos de gelo, assim como luminárias que são acesas por lâmpadas de fibra óptica. Os móveis, objetos e esculturas das partes internas são criações de engenheiros e entalhadores, de várias nacionalidades, dentre as quais a própria Suécia, Alemanha, Bulgária, Canadá, Chile, Eslováquia, Espanha, França e Reino Unido.


No entorno do hotel são oferecidos passeios, tais como trenó, motos de neve, rafting no rio. Durante o processo de construção, a equipe enfrenta temperaturas entre -25°C a -40°C. É utilizado como material, além do gelo e neve, estruturas metálicas, para que a estrutura seja reforçada. 


Outro grande destaque do hotel é um grande salão de cerimônias, configurado para grandes eventos, com capacidade para até 60 pessoas, projetado pela dupla Wouter Biegelaar (Holanda) e Viktor Tsarski (Bulgária). 


A temperatura média dos quartos é de -5°C, não havendo divisão de portas entre os quartos (apenas cortinas) e banheiros. Quanto ao valor das diárias, podem alcançar até incríveis R$ 5 mil, e a reserva pode ser feita diretamente no site https://www.icehotel.com/. 

Este é um lugar que literalmente e metaforicamente dá vontade de entrar numa fria... não acham?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha Literária - "Na Rua" (Maurílio de Sousa) - Editora Essencial

Levando Sempre Comigo Em Todo Campo Que Vou... - Marketing de Oportunidade Bugrino?

São Paulo - 470 Anos - Vastidão Econômica e Cultural x Desigualdades Sociais